Uma oportunidade para comentar...

Por Andrey Nicioli: Partilhando a vida, pensamentos, notícias... Falando sobre tudo!!!



sábado, 4 de dezembro de 2010

O carinho por Deus começa em casa

Andrey Nicioli

Não faz muito tempo que saímos da catequese. Aprendemos as primeiras orações, recebemos o Corpo de Cristo pela primeira vez e reassumimos o nosso compromisso de batizados. E durante todos esses anos as catequistas sempre reforçavam: “É preciso participar da Missa!”

Realmente não há sensação mais gostosa do que celebrar a Eucaristia, participar de movimentos e pastorais, enfim, ser comunidade. Fazer a experiência de Deus deveria ser um objetivo, uma meta de vida.

Mas de nada adianta todos os ensinamentos passados dentro da Igreja se os mesmos não são ensinados e vivenciados dentro de nossas casas. O testemunho de um pai e de uma mãe é muito mais forte e significativo. A catequese, na verdade, deveria ser um complemento do que é aprendido nos lares.

Por isso, você que é pai, que é mãe, tem uma responsabilidade enorme na educação religiosa de seu filho. É você o primeiro catequista. Já diz a canção do padre Zezinho: “Que bonito seria, se as mães fossem Maria e se os pais fossem José, e se os filhos parecessem com Jesus de Nazaré”. Você é o responsável por fazer da sua família, a Sagrada Família.

Ser católico não é fácil, ainda mais nos tempos modernos. As críticas à Igreja e à Doutrina Católica são ferrenhas. As outras religiões crescem a “passos largos”. E como viver em meio a tantas adversidades? Como ser um jovem católico ativo na Igreja? Essas são perguntas que devem respondidas dentro de casa, na vivência do perdão, do amor e do diálogo em família. É preciso discernimento e, principalmente, Fé.

Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, abençoe nossas famílias. Amém!

O quebra-cabeça da vida

Andrey Nicioli

Você já brincou de montar um quebra-cabeça? Peça por peça é colocada e aos poucos vão se encaixando. O objetivo é montar a figura. É interessante notar como nossa vida se parece tanto com essa brincadeira.

Almejamos a felicidade, a realização plena. Queremos montar a mais bela “figura”, que somos nós. E aos poucos começamos a montagem. A cada fim de dia colocamos uma peça. A peça simboliza as decisões tomadas, as escolhas, os trabalhos, as relações humanas vivenciadas durante todo um dia.

Quando vou começar a montar um novo jogo, coloco todas as peças sobre a mesa. E em meio a tantas oportunidades, tantas pecinhas, algumas são mais fáceis, e outras mais difíceis, de ser encontradas. E na montagem do quebra-cabeça da vida é assim também. O encaixe perfeito nem sempre é fácil.

Muitas vezes precisamos voltar atrás, perceber que estamos errados e recomeçar. É ter humildade. Reconhecer que não deu certo, mas também ter a certeza que vai dar. Não podemos ter culpa, porque a culpa nos paralisa. Por isso é que Deus nos ensina o arrependimento, que nada mais é do que o reconhecimento dos nossos erros.

Não se deixe abater por uma peça colocada errada. Você tem a oportunidade de recomeçar. Fixe seu olhar na primavera que o outono nos prepara.