Uma oportunidade para comentar...

Por Andrey Nicioli: Partilhando a vida, pensamentos, notícias... Falando sobre tudo!!!



terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Santuário de vida...


Ela parece perdida naquele imenso Santuário Nacional em Aparecida. Fica lá no cantinho, apenas vigiando, de longe, todos os que passam por aquela Igreja. Em nenhum momento Nossa Senhora chama atenção para Ela. Em hipótese alguma Ela se torna o centro, muito pelo contrário, a todo instante ela nos aponta e nos mostra Seu Filho Jesus.

Visitar aquele Santuário revigora nossa alma e nossa fé. É impressionante perceber o carinho e o respeito que o povo tem por Nossa Senhora e a adoração que tem por Deus. Quantas demonstrações de fé! Dezenas de pessoas atravessam a imensa passarela a pé, agradecendo por uma graça alcançada ou fazendo suas preces e pedidos, na confiança de que a vida definitivamente está nas mãos de Deus. Na sala das velas, mais provas da confiança no Pai do céu. De cada chama, de cada vela que ali se queima estão pedidos, súplicas, tristezas, vidas inteiras e pessoas, muitas vezes, desfragmentadas pelas crueldades do mundo. Fogo que se transforma em esperança.

Fico pensando: será que as pessoas deixaram de amar a Deus? Prefiro acreditar que não, mas penso que deveríamos buscar nosso Deus todos os dias, a cada amanhecer. É Nele que encontramos o maior tesouro. Não podemos ser católicos, cristãos apenas um dia, mas TODOS OS DIAS. Não basta apenas visitar o Santuário Nacional uma vez por ano, mas é necessário fazer do nosso ser um santuário de vida. Pois é nesse Santuário interior, cheio da presença de Deus e também do carinho por Maria, que as pessoas mais próximas, familiares e amigos, vão visitar todos os dias. É nesse Santuário particular, repleto do Espírito, Santo que vamos encontrar forças para superar as dificuldades e sermos exemplos, testemunhas, discípulos.

Ah se tivéssemos esse pensamento. Nossas igrejas e nossas paróquias seriam sempre uma grande festa. Participaríamos com fé das missas. Jamais podemos esquecer que a oração mais perfeita que possa existir é a Eucarístia.

E participando bem da comunidade e da nossa paróquia durante todo o ano, seria ainda mais gostoso visitar Nossa Senhora em Aparecida. Jamais devemos ter vergonha de fazer nosso pedido à Maria, mas também não podemos deixar de compreender que o grande milagre é o próprio Deus.

sábado, 23 de julho de 2011

Jovens.........que são de Deus

Posso dizer, tranquilamente, que tenho excelentes amigos. Muitos deles, verdadeiros irmãos, mas que infelizmente não participam ativamente da Igreja. Muitos, inclusive, entraram em uma igreja poucas vezes. Contudo, são pessoas, ou melhor, jovens que só pensam em fazer o bem e viver a vida coerentemente, amando os amigos, respeitando as pessoas e valorizando a vida e a família. Não existe maldade no coração desses jovens.

São jovens de uma alegria, de uma força, de uma esperança de dar gosto, iguais aos jovens que Deus quer ao seu lado. Alguns, inclusive, me disseram que sentem saudades de participar da missa, de ir à igreja. Isso eu ouvi na tarde deste sábado, dia 22 de julho. Confesso que fiquei feliz com essa afirmação, pois senti que a semente está plantada ainda, basta cultivar e cuidar para que essa planta cresça e dê frutos. Oh meu Deus do céu, como o Senhor seria maravilhoso fazendo com que isso realmente acontecesse. Rezo para que eles descubram as maravilhas de serem jovens cristãos. Alguns deles estão casando ou nos preparativos para o casório, todos trabalham e tenho certeza que seriam felizes ao Seu lado.

Assim, também, são inúmeros jovens do nosso mundo, das nossas cidades...que se esquecem de Deus porque as coisas do mundo são "mais" atraentes. Mero engano, não meu Deus? Mal sabem que o Senhor não quer roubar a juventude e alegria deles, mas quer que esses jovens continuem alegres e vivendo a juventude nas coisas de Deus.

Tenho certeza que todos eles são Seus. E que essa distância que tomam do Senhor seja passageira, pois logo perceberão a beleza e a delícia em dizer que são jovens cristãos.

Sempre ouvimos dizer que a Igreja vai acabar porque os jovens não participam. Sabe que prefiro pensar que a nossa Igreja nunca vai acabar porque ela é justamente um dom vindo dos céus, é presente de Deus. Ele, com certeza, vai cuidar e fazer desses jovens de hoje, excelentes cristãos amanhã. Essa é minha certeza e minha fé .

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Evangelizando é um comunicador

Há tempos venho pensando em realizar um trabalho unindo comunicação e teologia. Inclusive, penso que meu trabalho de conclusão de curso deve caminhar pra essa área. Encontrei esse texto do presidente da CNBB, que fala muito bem sobre o assunto. Segue o texto:

A Igreja existe para evangelizar, para comunicar a Boa Nova do Evangelho e fazer discípulos de Jesus entre todos os povos. Esta é a missão que o Senhor confiou à Sua Igreja, com a garantia de que Ele estaria com ela [Igreja] até o fim do mundo (cf. Mt 28,19). Obedientes ao mandato de Jesus, os apóstolos, logo após a Ascensão de Cristo, saíram para proclamar a Boa Notícia por todos os lugares (cf. Mc 16,20).

A mensagem de Jesus não é esotérica, isto é, não é para ficar escondida ou reservada a algum grupo de iniciados, a alguma seita ou religião; ao contrário, ela é destinada a todos os povos: "O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-os sobre os telhados" (Mc 10,27).

São Paulo, após a sua conversão, compreendeu essa necessidade de comunicar a mensagem do Evangelho de maneira radical: "Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; é, antes, necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não evangelizar" (I Cor 9,16).

Diante desta urgência da missão, a Igreja não pode deixar de usar os modernos e potentes meios de comunicação, como a imprensa, o rádio, o cinema, a TV, o celular, a internet e outros mais, para comunicar a uma imensa multidão de pessoas a mensagem de Cristo, "o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam sua perfeição" (Bento XVI).

Não podemos nos esquecer de que os meios de comunicação são apenas instrumentos para nos comunicar, não são bons nem maus; tudo depende da finalidade de seu uso. Eles não devem substituir o contato pessoal, pois a comunicação é, antes de tudo, relação entre pessoas para criar comunhão, pois o homem é um ser relacional e a comunicação é essencial em sua vida.

Mais importante que os meios usados é o comunicador e a mensagem que ele transmite. Aliás, este é o sentido da palavra "comunicação", que vem do latim "communis" e significa "comunidade". Não devemos, pois, nos isolar das pessoas que estão ao nosso lado, nem querer construir um mundo paralelo, diferente daquele em que vivemos.

Mesmo não tendo os meios modernos de comunicação ao seu alcance, você, discípulo e missionário de Jesus, deve ser um evangelizador, um comunicador, em sua casa, em seu trabalho e na sua vida social.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Presidente da CNBB e Cardeal Arcebispo de Aparecida