Uma oportunidade para comentar...

Por Andrey Nicioli: Partilhando a vida, pensamentos, notícias... Falando sobre tudo!!!



sábado, 14 de agosto de 2010

Semana Nacional da Família

E a família, como vai?

Editorial do jornal "A Gazeta de Jacutinga" - 13/08/2010

Durante esta semana a Igreja Católica celebrou, em todo país, a “Semana da Família”. Uma oportunidade para refletir e celebrar os valores dessa primeira comunidade: a família. Mas essas reflexões independem de crença ou religião. Afinal, nós viemos de um lar. Nossos primeiros aprendizados foram transmitidos por papai e mamãe.

Ainda me lembro, quando pequeno, meus pais me levavam à Igreja. O pátio da Matriz era o ponto de encontro das famílias. Enquanto os adultos conversavam, logo após a Missa, a criançada fazia a festa do pipoqueiro e depois, todos juntos, íamos pra casa da vó. Que tempo gostoso!

O ditado pode parecer velho, mas é verdadeiro: o tempo passa e a gente nem percebe. Daquela data até hoje se passaram pouco mais de duas décadas e como as coisas mudaram. O mesmo pátio daquela mesma Igreja já não reúne tantas famílias. Hoje é uma rodinha aqui, outra mais pra frente. As pessoas saem correndo. Já não “gastam” mais o tempo com o outro e muito menos com aquele que tem o mesmo sangue.

É interessante e ao mesmo tempo assustador perceber como os valores mudaram. Irmãos deixam de se falar por causa da herança. A palavra do pai ou da mãe deixou de ser ensinamento. Casamento, em alguns casos, não é fruto de um planejamento e de um amor, mas um acaso. Pais não respeitam filhos e estes, muito menos, respeitam os pais.

Como era gostoso quando família era apenas família. Pai se comunicava com o filho através de um olhar. Almoço de Natal era o acontecimento do ano. Havia uma ingenuidade no jeito de ser jovem. Não havia malícias ou más intenções.

É... mas tudo mudou. Muitos dão a isso o nome de modernidade e progresso. Longe de querer ser saudosista, mas curioso. Como era sua família há vinte anos? O que mudou nesse tempo? Era mais unida, mais esperançosa?

Se reclamamos tanto da falta de paz em nossas cidades, é porque falta paz também nas nossas famílias. É nela que aprendemos o respeito, a partilha, o perdão, enfim, aprendemos o amor. Que com a Semana da Família, reaprendamos a alegria que é ter uma família, reconquistando seus valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário