Uma oportunidade para comentar...

Por Andrey Nicioli: Partilhando a vida, pensamentos, notícias... Falando sobre tudo!!!



sábado, 7 de maio de 2011

“Ressuscitados, mas como?”

Pe. Luiz Carlos de Oliveira - Missionário Redentorista

Acreditamos na Ressurreição de Jesus. Mas quando queremos dizer o que significa este mistério em nossa vida, sentimos dificuldade. Vemos os primeiros cristãos navegarem neste assunto com tanta facilidade. Paulo ensina este tema com muita facilidade. Era a linguagem comum na reflexão e na vivência da comunidade: “Se ressuscitastes com Cristo” (Cl 3,1).

A espiritualidade das comunidades era a Ressurreição. Se olharmos estamos mais voltamos para a culpa de nossos pecados e, como é difícil a conversão, continuamos em nossos erros. Converter-se para que? Se tivermos a consciência da Ressurreição temos motivo para nos converter. O ponto fundamental do conhecimento deste mistério de Jesus está em nossa união com Ele. Ao assumirmos o Batismo percebemos que Ele vive em nós porque nós nos inserimos Nele e vivemos em união a Ele.

A espiritualidade pascal está em viver em Cristo a Vida Nova. Nós a vivemos na medida em que o buscamos através de nosso modo de agir, de buscá-lo, de amá-lo em tudo. Quem é de Deus conhece quando Deus se manifesta. Não se trata de sentimento, de sentir-se bem, de estar feliz, mas de estar voltado para Ele nas circunstancias de nossa vida, mesmo nas dificuldades e nas quedas. O pecado não impede o crescimento. A conversão torna-o um trampolim para um amor maior. A união interior se faz pela fé e pela graça que se manifesta nas coisas que fazemos.

A árvore dá frutos a partir de sua seiva. Paulo diz que venceu tantas coisas, largou tudo porque seu viver era Cristo: “Eu vivo mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20). Os sofrimentos que passou eram um nada em comparação com sua vida em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário