Uma oportunidade para comentar...

Por Andrey Nicioli: Partilhando a vida, pensamentos, notícias... Falando sobre tudo!!!



sábado, 12 de junho de 2010

A capacidade de ser feliz

Peço licença para partilhar uma reflexão que venho tentando fazer e sei que muitas pessoas também têm o mesmo sentimento. Um dia desses me peguei pensando sobre a felicidade. Uma palavrinha tão simples mas que envolve tantos mistérios... tantas complexidades. Afinal, é possível ser feliz? Ou melhor, o que é a felicidade?
Resolvi buscar ajuda no dicionário e lá encontrei o verbete Feliz, com o significado: 1. que goza de satisfação, sorte, ventura, afortunado; 2. intimamente contente, alegre; 3.que teve ou tem bom resultado; bem-sucedido; 4.favorecido pela sorte, afortunado; 5. que proporciona, traz ou transmite felicidade.

Depois de ler e reler por mais umas duas vezes, percebi que aquelas definições tinham uma forte ligação com o ter. Isso causou certa estranheza e ainda não satisfez minhas dúvidas. Pensando que seria difícil obter a resposta, deixei o dicionário e resolvi “zapiar”, como dizem, a procura de algo interessante na TV. Em um determinado canal o Pe. Fábio de Melo cantava o trecho de uma música que dizia mais ou menos assim: “cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”.

É estranho pensar que todos carregam o dom de ser feliz. Porém, é magnífico entender que a felicidade depende de cada um. E tenho certeza que o Pai lá em cima, faz o convite para sermos felizes. Felicidade não é apenas estar extasiado, maravilhado, longe da realidade. Felicidade é contemplar e entender os desafios, e saber que é possível superá-los. Administrar os problemas. Você já havia pensado na possibilidade de deixar de prestar atenção nos problemas e optar por buscar soluções? Eu não.

A felicidade também se traduz na realização pessoal, quando se faz aquilo que gosta. E a partir do momento que nos sentimos realizados, nos entregamos e nos empenhamos em nossas escolhas. Daí temos o diferencial e percebemos que a felicidade, muito mais do que se relacionar com ter, está intimamente ligada ao ser. Precisamos sonhar, ter projetos, buscar vínculos com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário