Uma oportunidade para comentar...

Por Andrey Nicioli: Partilhando a vida, pensamentos, notícias... Falando sobre tudo!!!



quarta-feira, 2 de junho de 2010

O princípio de nosso ser está no silêncio sábio de Deus

Escrevendo um pouquinho sobre Fé!!!!

Já no início do Evangelho de João (20, 19-23) encontramos o trecho:“Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou...”. O Evangelista relata situações como anoitecer, portas fechadas, medo. Sem Jesus por perto, os discípulos estão desamparados, sem referência. Pelo relato, é possível perceber um clima hostil, de insegurança. O Mestre de Nazaré era aquele que tinha a palavra certa, sabia as decisões que tinham que ser tomadas, os caminhos a serem seguidos. Mas e agora? O Ressuscitado já está à direita do Pai e os discípulos se imaginam sozinhos.

Mas Jesus os surpreende mais uma vez e se coloca no centro, desejando-lhes a Paz. Os discípulos reencontram seu Mestre e retomam a consciência de sua identidade: Seguidores de Cristo! Com a Paz, Jesus enche os discípulos de esperança e de coragem. Mas não termina por ai. Com o sopro da Vida, Jesus fortalece sua primeira comunidade em bases sólidas. O Espírito Santo está com eles. No Evangelho deste domingo, João nos remete ao livro do Gênesis (GN 2,7), quando Deus “soprou um sopro de vida”, fazendo com que a argila se transformasse em homem. Hoje, nasce o novo Homem. Animados pelo Espírito, eles formam a comunidade da nova aliança e são chamados a testemunhar, com gestos e com palavras, o amor de Jesus.

E não são apenas os discípulos daquela época que eram animados pelo Espírito Santo. Nós, batizados, também somos, e por isso fazemos parte da Igreja, não apenas no sentido templo, mas na unidade de pessoas que seguem e proclamam a Boa Nova. A nossa comunidade, hoje, dá continuidade às primeiras comunidades, aquelas que ouvimos nos Evangelhos. Nós pertencemos a uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito Santo. E se eles tinham medo, nós também temos. Mas não podemos jamais nos esquecer de que Deus caminha conosco. No seu carinho de pai criador Ele nos protege, nos ensina, nos encaminha, pois seu Espírito está em nossos corações.

Isso só é possível pela nossa fé, porque acreditamos. E se acreditamos, devemos testemunhar e, principalmente, viver a Palavra de Deus. O medo, as incertezas e até mesmo a vergonha de espalhar esse amor divino são naturais, mas não podemos jamais deixar de fazer. O mundo precisa desse nosso testemunho. Quanta violência, quanta desunião, quantas famílias que se dividem por nada... quanta pobreza. Esses são alguns exemplos a quem devemos nos dirigir.

Temos a missão de ser “Luz de Cristo” que ilumina a terra. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro sem vida numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em vida partilhada, que transforma o orgulho em serviço. O princípio do nosso ser e de nosso agir está no silêncio sábio e providente de Deus.

Portanto, mesmo com medo, com vergonha, cheio de incertezas, deixemos Deus agir, assim como fizeram os discípulos. Pois assim como eles, também sabemos que o centro de nossa vida é Cristo, e Ele sabe muito bem como nos conduzir. Nos entreguemos nos braços de Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário